TRATAMENTOS

1

Clareamento

O clareamento dental cada dia se torna mais procurado em nossa clínica, muitas vezes somente pela estética do paciente outras vezes para remoção de manchas causadas por alimentos no decorrer dos anos que deixam o paciente insatisfeito com seu sorriso. Hoje em dia existem duas maneiras de se realizar este trabalho, diretamente no consultório através do gel aplicado na superfície dos dentes podendo ser ativado por LASER, integrada a um sistema de LASER de baixa potência e o clareamento caseiro através de moldeiras confeccionadas em laboratório e entregue ao paciente juntamente com um gel para aplicação tópica.

2

ATM

A Disfunção ATM é o funcionamento anormal da articulação temporo-mandibular, ligamentos, músculos da mastigação, ossos maxilar-mandíbula, dentes e estruturas de suporte dentário. Inúmeras pessoas no mundo tem sintomatologia da Disfunção ATM e dessas, em muito poucos casos, são diagnosticado e tratado de maneira correta. A Disfunção ATM está relacionada a hábitos comuns, como o apertamento dentário e o bruxismo (frender ou ranger), morder objetos estranhos, roer unhas, mastigar chicletes, postura da cabeça (para a frente), o de prender o telefone com o queixo ou ainda apresentar fatores relacionados com o estresse, depressão e ansiedade ou eventos traumáticos.Através de um atendimento multidisciplinar proporcionará ao paciente um tratamento eficaz, seguro e não invasivo no controle da dor para o seu tratamento da disfunção ATM. Alguns dos sintomas mais comuns de Disfunção ATM são:

- Dores de cabeça (parecidas com enxaquecas), dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos;

- Um “clique” ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;

- Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;

- Mandíbulas que “ficam presas”, travam ou saem do lugar;

- Flacidez dos músculos da mandíbula;

- Uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam.

3

Dentística

A Dentística Restauradora é a área da odontologia que trata das alterações dos dentes e tecidos circunvizinhos, ou seja, trata da doença cárie, suas repercussões sobre a estrutura dental e alterações de forma – textura e cor dos dentes, devolvendo ao paciente à saúde, e aos dentes a estética, função e anatomia.

O material usado para a restauração é a resina, que possui a capacidade de devolver a estética e função com perfeição, deixando a restauração invisível.

4

Endodontia

O tratamento endodôntico, mais conhecido como tratamento de canal consiste na remoção da polpa dentaria, esta que esta localizada dentro da raiz dos dentes onde ficam os nervos e todo o suprimento sanguíneo. Quando um dente inflama, por trauma, cárie ou qualquer outro agente agressor, o tratamento endodôntico é o único meio para salvá-lo. Para isso, as mais novas tecnologias são utilizadas para que o tratamento seja mais seguro, rápido e eficaz.

5

Estética

A estética dental é um dos mais efetivos tratamentos para se melhorar a aparência física. Um sorriso bonito, brilhante e saudável pode aumentar a sua auto-estima e satisfação com seu corpo. Muitos dos tratamentos odontológicos podem ser considerados estéticos. As modernas restaurações de resina são praticamente invisíveis quando se comparadas aos de amálgama. O mesmo para as coroas e próteses fixas que podem ter a cor dos seus dentes originais.

6

Implantodontia

Os Implantes são raízes artificiais instaladas por processo cirúrgico, muito simples, rápido e indolor para substituir a fixação de um ou mais dentes perdidos. Posteriormente é fixada uma prótese de um dente ou de vários deles, buscando recuperar as funções físicas e obter uma aparência natural. A reposição de dentes perdidos com implantes osseointegrados é hoje uma opção definitiva e segura. Poder sorrir e comer sem constrangimento traz uma melhora na qualidade de vida em todos os níveis.

7

Lentes de Contato

A técnica dos fragmentos de porcelana, muito conhecida por “lentes de contato”, é utilizada para pequenos ajustes ou complementos – para alongar ou ampliar a largura de um dente ou para reforçar pontos mais vulneráveis a quebras, além de possibilitar a mudança da forma sem desgaste ou com um desgaste mínimo dos dentes promovendo correções que precisam ser milimetricamente encaixadas no local previsto. Com essa técnica é possível um sorriso harmônico e personalizado.

8

Odontopediatria

É o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças. É responsável pela higiene não só das crianças que já tem dentinhos, mas também dos bebês e das gestantes. Aliás, as mães devem procurar esses profissionais ainda durante a gravidez, enquanto ainda tem um tempinho sobrando, para se informar sobre os cuidados que devem ter a partir do nascimento. O tratamento para crianças também requer cuidado especial. Os pequenos precisam de maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista não vire uma tortura. É importante que os pais conversem com o odontopediatra sobre qualquer experiência ruim que a criança tenha tido para que o profissional saiba ajudá-lo a lidar com esse medo e o tratamento ocorra da melhor maneira possível.

9

Ortodontia

A ortodontia é a especialidade da odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições decíduas (de leite), mista e permanente e seus desvios de normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo as más oclusões dentárias.

A função principal do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária (perfeito engrenamento dos dentes superiores e inferiores), que é fundamental para correta mastigação e, conseqüentemente, adequada nutrição e saúde bucal. Além das funções mastigatórias, o tratamento ortodôntico, devolve a estética do sorriso. Os aparelhos podem ser divididos em dois grupos: fixo e o removível.

Os aparelhos fixos podem ser metálicos ou transparente (resinosos ou cerâmicos). Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.

O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.

10

Periodontia

A periodontia estuda os tecidos gengivais e as doenças dos tecidos, sistema de implantação e suporte dos dentes. A palavra periodontia significa “perio” = em volta de e “dontia” = dentes. Compreende os tecidos da gengiva, do ligamento periodontal, do cemento radicular e do osso alveolar. Dependendo da extensão da doença periodontal, o tratamento pode variar amplamente. As formas de tratamento periodontal mais utilizadas são: Raspagem e alisamento radicular, cirurgia para redução de bolsas periodontais, regeneração periodontal, aumento de coroa clínica: estético e funcional, cirurgia plástica periodontal ou terapia periodontal de suporte (manutenção).

11

Prevenção

Pesquisas mostram que todos nós possuímos 95% de chance de termos cáries nos dentes. Quando as cáries aparecem é muito importante a sua remoção, limpeza e realização de uma restauração. Além disso, a perda ou falta de dentes precisa ser cuidada para a sua saúde dental. A prevenção é a melhor maneira de se cuidar dos dentes, visite o dentista a cada 6 meses para uma limpeza profissional!

12

Prótese Dentária

o artefato que se propõe a substituir a função original dos dentes perdidos ou ausentes. É a maneira, mas econômica de devolver ao paciente suas funções mastigatórias, nem sempre tão estéticas, mas funcional.

Prótese Fixa: A prótese fixa é a restauração parcial ou total da coroa de um dente, temos a prótese fixa de um elemento e a prótese parcial fixa de um ou mais elementos. Ao ser fixada sobre os dentes do paciente, devolvemos as funções de: mastigação, fala e o estética. Hoje contamos com sistemas de próteses fixas livres de metal , possibilitando melhor estética na harmonização do sorriso.

Prótese Sob Implante: Após a integração do implante ao osso, temos o recurso da colocação de próteses fixas unitárias ou unidas, parafusadas ou cimentadas, dependendo da indicação precisa de cada caso. As próteses dentais irão substituir os elementos perdidos e podem ser confeccionadas em cerâmicas com ou sem metal, tendo cada situação um planejamento diferenciado.

Prótese Removível: As próteses removíveis podem ser parciais e totais. As parciais removíveis podem ser totalmente em acrílico ou terem uma parte metálica chamada esqueleto e destinam-se a substituir um ou mais dentes.Os dentes utilizados quer nas parciais quer nas totais são normalmente dentes pré fabricados em acrílico. Podem eventualmente ser usados dentes pré fabricados em porcelana a pedido do paciente.